segunda-feira, 13 de junho de 2016

Sobre o pedófilo não-ofensor


 Existe hoje na sociedade, de uma maneira geral, a idéia de que pedófilos são a mesma coisa que abusadores de crianças. Assim como que pedofilia é um crime previsto em lei. Eu já havia conversado sobre isto em alguns posts antigos (Uma Centelha de Lucidez, Uma Chance). Conforme já escrito nestes posts anteriormente, pedófilos não são abusadores de crianças mas sim somente são pessoas que tem atração sexual por crianças, e que pedofilia não é um crime, e sim uma orientação sexual ou parafilia (dependendo de como quiser ver a questão). Entretanto não existe, de uma maneira geral, muita divulgação sobre os pedófilos não-ofensores, ou seja, aqueles que não querem abusar de uma criança sob hipótese nenhuma.


Preconceito

Preconceito


Por que preconceito? Bem, primeiro precisamos entender o que a palavra significa. De uma maneira ampla e geral preconceito se gera a partir de ideias, ou julgamentos, pré concebidos sobre uma pessoa, cultura ou local. Nem sempre estas ideias ou julgamentos são baseados em evidências e podem ser gerados com base em meros folclores ou noções perversas e pervasivas que existem na sociedade.

A Wikipedia define preconceito como:

Wikipedia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Preconceito





Basicamente preconceito existe a partir do momento que alguém, ou um conjunto de pessoas, geram ideias e conceitos, ou fazem julgamentos, com base em "fatos" ou noções errôneas e pejorativas sobre outras pessoas, lugares ou culturas. Será que isto, hoje, é algo que ocorre com relação a pedofilia e pedófilos?

Bem, em primeiro lugar temos a noção, tomada como verdade pela maior parte das pessoas, de que pedófilos são abusadores de crianças. Mais do que isso na verdade, entendem que a palavra 'pedófilo' é sinônimo de 'abusadores/estupradores de crianças'. Conforme já disse em Uma Centelha de Lucidez e também em Terminologia isto não é verdade. Pedófilo é uma pessoa que sente atração (sexual, romântica) por crianças e isto não significa que o(a) mesmo(a) tenham agido sobre suas ações.

Logo temos aqui uma primeira parte do preconceito existente contra pedófilos. Inclusive isto se aplica em dobro, já que existe a noção de que pedófilo é um sinônimo para abusadores de crianças e também a noção de que todos os pedófilos são abusadores de crianças.

Existem estudos que avaliam uma proporção de 20% a 35% de pedófilos entre pessoas que abusaram sexualmente de uma criança. Ou seja, a maior parte deles não são pessoas que sentem atração sexual por crianças e sim pessoas que são referenciadas como "ofensores situacionais" em criminologia. Kenneth Lanning, Agente Especial aposentado do FBI em Quantico e considerado um especialista em crimes sexuais contra crianças, inclusive estima que cerca de 10% dos abusadores de crianças são na verdade pedófilos.

Isto leva a crer que, de maneira geral, existem mais pedófilos que não desejam abusar de crianças e por consequência não abusam de crianças. Isto também leva a crença de que na falta de uma prevalência maior de pedófilos entre abusadores de crianças isto significa que pedófilos não são pessoas "torpes e vis que desejam abusar de crianças e que obtém gratificação sexual por causar e ver o sofrimento de crianças".

Isto inclusive é algo corroborado por este estudo científico, encontrado via B4U-ACT, onde se nota que não existe uma prevalência (existência) maior de características anormais ou patológicas de caráter em pedófilos do que em não-pedófilos.

Studies of personality characteristics on average find low levels of aggression among pedophiles. Other than the attraction itself, studies fail to find any abnormal or pathological characteristics. In particular, people attracted to children or pubertal adolescents have not been found to exhibit narcissism, psychosexual immaturity, low intelligence, aversion to adults, psychopathology, neurosis, or any personality disorder any more than people attracted to adults. The presence of these characteristics have been assumed, rather than being tested scientifically (Bradford et al., 1988; Langevin, 1983; Okami & Goldberg, 1992; Wilson & Cox, 1983).
Tradução livre:
Estudos de características de personalidade mostram, em média, baixos níveis de agressão entre pedófilos. Além da atração por si só os estudos falham em encontrar características anormais ou patológicas. Em específico, pessoas atraídas por crianças ou adolescentes púberes não demonstram possuir narcisismo, imaturidade psicossexual, baixa inteligência, aversão à adultos, neurose psicopatológicas ou qualquer outro tipo de transtorno de personalidade além do que se é encontrado na média para pessoas atraídas por adultos. A existência de tais características é presumida ao invés de comprovada cientificamente. (Bradford et al., 1988; Langevin, 1983; Okami & Goldberg, 1992; Wilson & Cox, 1983).
Eu entendo que seja difícil para a maioria das pessoas parar e refletir sobre essas questões. Principalmente porque tal exercício de reflexão leva à contestação de diversas ideias e noções e preconcepções sobre pedófilos. Entretanto tal exercício é algo muito importante de ser realizado quando falamos sobre a prevenção primária de abuso sexual infantil. Falei sobre isto no post Crianças são pessoas! Mantenha-as (e as ensinem a ficarem) seguras!.

Outro preconceito em geral é a de que pedofilia é um crime, previsto em lei, e que este crime ocorre quando uma pessoa abusa sexualmente de uma criança. Conforme já havia comentado em Esclarecendo alguns Pontos tal noção, de que pedofilia é um crime, não é válida. Dependendo de como se deseja visualizar pedofilia pode ser uma doença mental, uma parafilia ou uma orientação sexual. Entretanto não existe no Código Penal Brasileiro nenhum crime sobre PEDOFILIA.

Existe sim artigos descrevendo crimes para abuso sexual infantil ou possuir pornografia infantil mas notem que em nenhum destes artigos a palavra PEDOFILIA é mencionada. Isto é porque pedofilia é um conceito científico (seja de psicologia, sexologia ou psiquiatria) que é utilizado para denotar pessoas que sentem atrações sexuais por crianças.

Novamente digo que é passível de compreensão a dificuldade das pessoas em contestar o conhecimento prévio que possuem sobre estas questões. Entretanto nem isto e nem a grande carga emocional envolvida ao discutir sobre isto são desculpas o suficiente para se recusar a discutir, de uma maneira racional,  este assunto e suas implicações. Falhar neste quesito, de contestar seus conhecimentos e ideias e noções, gera algo pior que o preconceito: a intolerância.

Intolerância


Wikipedia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Intoler%C3%A2ncia

Conforme mencionado na imagem acima, intolerância é uma atitude marcada pela falta de vontade, ou habilidade, em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões. Assim como também é ressaltado que intolerância pode estar baseada no preconceito levando até a discriminação. Pontos importantes.

Claro, todos tem direito a ter sua opinião sobre qualquer assunto. Isto incluí pedofilia e pedófilos. Entretanto ressalto que a recusa irracional de considerar um argumento, e refletir sobre o mesmo, adentra o reino da irracionalidade e da subjetividade.

"O exemplo clássico de subjetividade é Dom Quixote. Da primeira vez que fez um elmo, ele experimentou sua capacidade de resistir a golpes, e viu que não prestava; na segunda vez, já não experimentou, mas "supôs" que se tratava de um bom elmo. Esse hábito de "admitir" coisas dominou-o por toda a vida. Qualquer recusa a reconhecer fatos desagradáveis tem a mesma origem. (...) Leva-nos a admitir que temos um bom elmo, quando, de fato, qualquer espada poderia abri-lo de alto a baixo. Nesse sentido, somos conduzidos à preguiça mental e, finalmente, ao desastre." (Bertrand Russell, Da Educação) 
Por que falei tanto sobre as questões acima? Especialmente considerando como elas já foram abordadas em outros momentos no blog? Bem, principalmente para falar sobre os pedófilos não-ofensores. Eu já falei anteriormente sobre como é difícil A Vida de um Pedófilo. Também já comentei que, devido a tudo sobre o que reforcei neste artigo, é fácil se odiar por ser pedófilo e como esse ódio é infundado em Sobre se Odiar.

Com isso quero dizer que apesar de haver a percepção de que pedófilos são pessoas ruins isto, na média, não se traduz quando é feito a análise dos fatos e dados. Pedófilos não são a maioria das pessoas que abusam de crianças. Pedófilos não possuem falhas de caráter inerentes a sua condição, logo eles e elas não está espreitando crianças a procura de uma chance para abusar de crianças. Nem são mentirosos ou psicopatas por natureza.

Pedófilos são pessoas como quaisquer outras. Existem pessoas boas, e infelizmente, ruins assim como existem pedófilos bons e pedófilos ruins. Não nego que existem pedófilos que abusaram de crianças (sobre os quais pretendo falar em um próximo post) mas, considerando os dados disponíveis, eles não parecem ser a maioria. Na verdade parece existir uma tendência que indique que boa parte dos pedófilos nunca abusou de uma criança.

Sim, existem pedófilos pró contato, aqueles que defendem a ideia que relações sexuais com crianças deveriam ser legais e que não trazem malefícios para as crianças -- opinião totalmente oposta ao do autor. Entretanto de maneira geral tanto pessoas não-pedófilos quanto pedófilos anti contato fortemente se opõem a eles. Imagino que para muitos leitores esta noção, de que existem pedófilos que são contra o abuso sexual infantil, pareça ridícula. Garanto no entanto que isto é realidade e que acontece diariamente. Inclusive existem organizações como a 'B4U-ACT' e a 'Virtuous Pedophiles' que tomam uma posição contra o abuso sexual infantil e que procuram suportar pedófilos a se manter não-ofensores.

Pedófilos Não-ofensores 


Pedófilos não-ofensores entretanto sofrem diariamente com o estigma, preconceito e ódio que é direcionado a eles. Eles sofrem por serem chamados dos mais diversos xingamentos. Sofrem devido a sociedade não ser capaz de quebrar seus pré conceitos/noções sobre eles e assumirem que eles são abusadores de crianças ou que irão se tornar abusadores de crianças.

Muitos destes pedófilos sofrem diariamente de depressão, pensamentos suicidas, paranoia e uma série de outras coisas. Todas derivadas desta noção de que são pessoas ruins devido as suas atrações. Não são as atrações sexuais que definem uma pessoa mas sim seu caráter e sua moral. Ser pedófilo não é uma falha de caráter nem significa uma total e completa falta de moralidade. Ser pedófilo simplesmente significa ser humano.

Enquanto escolhermos tratar estas pessoas como párias da sociedade simplesmente reforçamos estes sentimentos ruins que eles sentem. Isto, em conjunto com a falta de assistência médica e terapêutica para estas pessoas -- caso elas queiram isso, gera dois problemas.

O primeiro é que tornamos estas pessoas mais propensas a cometerem um abuso sexual. Afinal ofensores situacionais,  o tipo mais comum de abusadores de crianças, normalmente abusam por instabilidade emocional (decorrente de problemas psicológicos, drogas, álcool e etc). Ao demonizar os pedófilos e prevenir que qualquer tipo de ajuda seja ofertado infligimos a eles condições similares aos de ofensores situacionais. Isto possivelmente gera uma maior probabilidade de um abuso sexual infantil.

O segundo problema é que condenamos estes pedófilos a viverem uma vida cheia de angústia, baixa auto estima e sofrimento. Não consigo acreditar que ninguém, em sua sã mente, deseje para uma outra pessoa uma vida assim. Como eu falei em 'E se fosse seu filho/irmãozinho/sobrinho/primo/afilhado?' esta pessoa, esse pedófilo, pode ser alguém da sua família. Uma pessoa que você ama, talvez conheça desde que nasceu, e que ao entrar na puberdade descobriu que se sente atraído por crianças. Você poderia condenar tal pessoa a morte? A ser trancafiada pelo resto da sua vida? A se submeter a tratamentos químicos pesados e com efeitos colaterais como a castração química? Tudo isto sem esta pessoa nunca ter feito algo ilegal e nem demonstre intenção ou propensão a isto?

Conclusão


Precisamos parar por um segundo e analisar os nossos conhecimentos sobre pedofilia e pedófilos. Precisamos começar a entender que existe uma grande distinção entre pedofilia e pedófilos e um crime de abuso sexual infantil e abusadores de crianças. Precisamos entender que ao não reconhecer que pedófilos são pessoas e taxá-los pejorativamente somente estamos pondo em risco mais crianças e causando dor e sofrimento a estas pessoas que sentem atração sexual por crianças (sem ganho algum).

Falar sobre pedofilia sempre vai ser difícil. Difícil para aqueles que escutam sobre o assunto já que se trata de algo extremamente emocional por envolver crianças e uma visão sexual sobre as mesmas (da parte dos pedófilos). Ressalto no entanto que diariamente muitos adultos encontrem pessoas sexualmente atraentes e nada de ruim, ou violento, acontece no nível sexual. O mesmo é válido para os pedófilos entretanto alguns podem precisar de ajuda para conseguir gerenciar seus impulsos. Não é mais válido ofertar esta ajuda quando necessário do que simplesmente ignorar o assunto e correr o risco de uma criança ser abusada?

O objetivo final, tanto de pessoas não-pedófilos quanto de boa parte dos pedófilos, é garantir que o maior número possível de crianças não seja abusada. A maioria dos esforços atualmente no entanto não é focado na prevenção mas sim na punição de alguém que abusou de uma criança. Obviamente caso alguém abuse de uma criança, seja essa pessoa pedófila ou não, que ela necessita pagar pelo seu crime. Entretanto acho que seria muito melhor que uma criança não tivesse sido abusada no primeiro lugar. Assim como uma pessoa não precisasse destruir sua vida e ir para a cadeia por ter abusado.

No final, temos que nos perguntar isso: Queremos pegar mais pessoas que tenham abusado de uma criança? Ou queremos evitar que mais crianças sejam abusadas e que mais pessoas se mantenham dentro da lei?

Caso a resposta afirmativa seja para a primeira pergunta então não precisamos fazer mais nada. Simplesmente podemos ficar sentados nos nossos sofás ou camas na hora do jornal e vociferar xingamentos para pessoas que abusaram de crianças e foram pegas.

Agora, caso a resposta afirmativa seja para a segunda pergunta então precisamos mudar. Precisamos mudar e urgentemente. Precisamos começar a mudar nossas ideias e pensamentos sobre pedofilia e pedófilos. Precisamos começar a ser mais empáticos para com estas pessoas e aprender como podemos ajudar eles. A maior parte deles já tem a resolução firme de nunca abusar de uma criança. Certamente poder falar mais abertamente sobre suas atrações e lutas os ajudaria a entender que existem pessoas que, por mais que não entendem suas lutas, os suportam a se manter não ofensores.

O que você prefere? Pegar alguém que abusou de uma criança ou garantir que esta criança não seja abusada em primeiro lugar?











0 comentários :

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário!

--

Please, leave your comment!