terça-feira, 26 de julho de 2016

Sobre Depressão

Durante o percurso de nossas vidas todos passamos por momentos bons e momentos ruins. Naturalmente nos sentimos felizes por coisas boas que nos acontecem como passar no vestibular, primeiro emprego entre outros. Entretanto também nos sentimos tristes quando coisas ruins acontecem como reprovar na faculdade, perder o emprego ou a perda de um ente querido. Quando essa tristeza forma raízes e se prolonga temos a depressão.

Depressão

Conforme dito anteriormente todos nós passamos por períodos de tristeza na nossa vida. Ela vem de várias maneiras e é sentida em diferentes graus de intensidade por cada um. Por mais que não percebamos estas tristezas são passageiras e eventualmente vão embora. Elas deixam para trás aprendizados que são muito importantes.

Dor e tristeza também são partes constituintes da vida. Tão importantes quanto o amor, a felicidade e a alegria. Nós muitas vezes não as vemos como servindo qualquer propósito que não seja nos machucar. Através deles, porém, é como crescemos. Como evoluímos e aprendemos a ser mais resiliente. Como aprendemos a desenvolver a nossa empatia e também como simpatizar com os outros.

Este tristeza no entanto pode se aprofundar dentro de nós e criar raízes dentro da nossa mente e do nosso coração. Existem muitos sintomas diferentes mas somente um nome para este tristeza persistente: depressão. Depressão é um estado mental de profunda tristeza e que se mantém. Também é considerada uma doença mental e às vezes é necessário o uso de medicação para combatê-la.

Ela se manifesta de maneira diferentes para cada um, mas é importante que estejamos atentos para nossa saúde mental de maneira que possamos perceber isto. Muitas pessoas que conheço relatam estes sintomas mas não acreditam que estejam deprimidas. Apesar de existir essa possibilidade, a de não estar deprimido, acho que precisamos também ser honestos com nós mesmos e também saber quando precisamos pedir ajuda. Seja de um amigo ou terapeuta ou psiquiatra.

Eu sei que muitas pessoas simplesmente ignoram quando você fala sobre isso. Já me foi dito que isso tudo é "frescura, bobeira" mas não é. Isto que nós sentimos é algo sério e que precisa ser gerenciado e, em alguns casos, tratados com remédios.

Minha depressão


A minha depressão existe desde que eu tinha 15 anos de idade. Eu me tornei deprimido devido à entender como a minha sexualidade era problemática, e como a opinião geral da sociedade era negativa em relação a ela. Eu inclusive tentei suicídio nesta época. Não soube como lidar com estes sentimentos e acabei me fechando dentro da minha cabeça. Colocava uma fachada, uma máscara, para todos verem que eu era feliz e normal e ignorava, e pior: reprimia, meus sentimentos.

Desde que comecei a fazer terapia aprendi a lidar com meus sentimentos de uma maneira melhor. Não os reprimo nem os ignoro. Tento, da melhor maneira possível, lidar com a minha depressão e quando não consigo eu peço ajuda.

Minha depressão é cíclica, como ondas negras que me atingem



Uma coisa que percebi é que minha depressão é cíclica. Ela normalmente é moderada mas de tempos em tempos ela se agrava. São os ciclos dela, que às vezes tem razões (uma tristeza na minha vida diária que agrava minha depressão) mas que muitas vezes simplesmente acontecem. Sem razão ou explicação.

Nestes períodos não tenho vontade de sair da minha cama. Sinto vontade de dormir toda hora, de maneira que eu não precise encarar minha realidade. Uma fuga. Tenho muito mais dificuldade em conseguir a energia para ir à academia, e muitas vezes não vou, ou mesmo de fazer algo simples. Abandono meus hobbies e me isolo, tanto no mundo real quanto no mundo online.

Eu sei no entanto que isto são ciclos e que, em algum momento, essa depressão irá passar. Não gosto de me sentir desta maneira e inclusive tenho medo destes ciclos. Muitas vezes enquanto estou neles pensamentos suicidas começam a fazer sentido. Eu irei falar mais sobre estes tipos de pensamentos (suicidas) em outro post, mas acho importante ressaltar como a minha percepção sobre a vida muda quando estou nesta fase depressiva.

De maneira geral estes ciclos duram, em média, alguns dias, uma semana no máximo Recentemente passei por um que durou um mês e foi um período difícil. Imagino que outras pessoas passem por períodos difíceis como o meu todos os dias. Para eles eu gostaria de dizer: sinto muito, eu sei como você se sente. Ao mesmo tempo espero que eles leiam este post e entendam que este sentimento, com o tempo, passa.

Não sinta vergonha de dizer que você está em um período difícil da sua vida. Encontre alguém, um amigou ou parente ou terapeuta, com quem você possa compartilhar seus sentimentos. Eu sei que muitas pessoas simplesmente ignoram quando você fala sobre isso. Já me foi dito que isso tudo é "frescura, bobeira" mas não é. Isto que nós sentimos é algo sério e que precisa ser gerenciado e, em alguns casos, tratados com remédios.

Todos nós merecemos uma chance de sermos felizes. Esta felicidade pode demorar para chegar mas ela existe. Nem sempre é fácil perceber, ou encontrar, ela mas não significa que ela não está lá, esperando. Precisamos, assim como qualquer pessoa, batalhar para alcançá-la. Às vezes fazer isto parece impossível mas com paciência, tempo e ajuda ela é alcançável.

Prometo não desistir de mim mesmo se você prometer não desistir de si. O caminho é árduo, doloroso e longo. Ao longo dele encontramos outros andarilhos que nos ajudam assim como os ajudamos. Não percebemos mas ao longo do caminho achamos várias coisas pelos quais ficamos felizes. Amigos, companheiros de vida, trabalho. No final esperamos sempre atingir a felicidade.

Vamos caminhar?

Fonte: http://www.frasesdefelicidade.com/frase/e-que-nunca-nos-falte-a-esperanca


0 comentários :

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário!

--

Please, leave your comment!