quarta-feira, 13 de julho de 2016

Análise de Filme: O Lenhador (2004)

Minha psicóloga me passou uma tarefa: Assistir o filme O Lenhador (2004). Um filme relativamente curto, em torno de 1h30m, mas que trata de um tópico extremamente complexo e delicado: A reinserção de um ofensor sexual na sociedade após sair da prisão e as dificuldades inerentes a isso. Além de mostrar se é possível que um ofensor entenda seus erros e mude sua vida.



O Lenhador

 Caso nunca tenham ouvido falar sobre este filme segue abaixo a sinopse.

Após 12 anos na prisão, Walter (Kevin Bacon) se muda para uma pequena cidade. Ele vai viver num apartamento em frente a uma escola de ensino básico, cheia de crianças. Walter arruma emprego em uma madeireira e se mantém o mais reservado possível, mas isto não o impede de se envolver com Vicki (Kyra Sedgwick), uma extrovertida colega de trabalho. Ele, porém, não pode escapar do seu passado e quando os colegas de trabalho descobrem seu crime, o clima amigável desaparece. (Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-52701/)
Esta análise se baseará principalmente no meu entendimento do filme em conjunto com o que eu discuti em com a psicóloga.

Início do filme

Começamos o filme sendo apresentado ao personagem principal, Walter Rossworth (Kevin Bacon) sendo liberado da cadeia e tendo sua ficha processada, assim como uma foto tirada. Até este momento não temos nenhuma informação sobre o que Walter fez, mas somente seu nome, idade (45) e que ele está em condicional, ou seja precisa se reportar a um oficial que irá supervisioná-lo. Também é mencionado, em um áudio baixo, que ele não pode chegar a menos de 300 pés (91,44 metros para ser exato, considerar por praticidade que seja 100 metros) de uma escola.

O Lenhador (2004) - A ficha de Walter

Vemos em seguida Walter dentro de um ônibus e sua subsequente chegada a um apartamento que ele alugou. Este apartamento, tal como a sinopse diz, se encontra de frente para uma escola primária da qual Walter pode observar o pátio a partir de sua sala. Esta localização é posteriormente explicada como sendo o único local que ele consegue alugar devido a sua condição de ex-presidiário.

Interessante notar como temos aqui uma pequena demonstração da intolerância e preconceito para com ex-presos na sociedade. Temos alguém que fez um crime e pagou por ele. Logo, deveríamos partir do pressuposto de que sua dívida está quitada e tratar tal pessoa tal qual tratarmos todas as outras. Infelizmente isto não é verdade hoje e pode se tornar pior dependendo do crime que esta pessoa cometeu. 

Em seguida temos Walter começando um emprego numa serraria, que foi obtido graças ao pai do gerente atual ter contratado Walter anteriormente. O gerente inclusive diz, de maneira clara, que não quer nenhum tipo de confusão. Neste ponto podemos ver como é complicado para uma pessoa que tenha saído da prisão arrumar um emprego, ainda mais se tal pessoa foi presa devido à um crime de natureza sexual. Isto vai de encontro com o que foi mencionado no parágrafo anterior.

Temos também que a única pessoa da família dele que ainda mantém contato com ele é seu cunhado. Inclusive o cunhado menciona que o seu negócio está indo bem e no entanto não contratou e nem fez nenhuma menção de contratar o Walter. Sabemos através deste personagem no entanto que Walter possui uma irmã e uma sobrinha que irá completar 12 anos em breve. Idade pela qual Walter sente atrações sexuais. Ele não é convidado pelo cunhado para o aniversário da sobrinha o que mostra que sua irmã ainda não está a vontade com o seu irmão, mesmo após de 12 anos de prisão do Walter.

O Lenhador (2004) - Walter e seu cunhado

Vemos Walter indo as suas sessões de terapia, algo que é obrigatório para ofensores sexuais em condicional. Entretanto vemos que ele não quer realizar a terapia e que inclusive trata o seu terapeuta com hostilidade. Uma coisa importante que o terapeuta sugere é que ele mantenha um diário pessoal sobre seus pensamentos e sentimentos. Isto é interessante já que existem pessoas, assim como eu, que se sentem mais confortáveis em escrever sobre seus sentimentos ao invés de falar sobre eles.

Walter constantemente vê uma menina, apesar do seu rosto não aparecer claramente, com uma bola vermelha. A única vez que isso acontece em um momento normal é quando ele conta os passos da sua casa até a porta da escola (e descobre que ela se encontra em 320 pés, além do limite mínimo estabelecido na sua condicional). Em todos os outros momentos essa bola vermelha, e a menina, aparecem em momentos de emoções fortes que ele está sentindo ou em momentos de estresse.

Isto parece ser o seu subconsciente lhe lembrando sobre suas atrações sexuais. Também pode significar que ele está perto de ceder aos seus impulsos e cometer um novo abuso. Enquanto que ver esta bola vermelha saindo da entrada da escola me parece ser um lembrete do seu inconsciente lhe dizendo que ali existem meninas pelas quais ele se sentiria atraído. Ou seja, a todo momento sua mente, em algum nível, está pensando sobre crianças.

Relações pessoais


No trabalho é interessante como ele tem um comportamento assexual em relação às mulheres. Considerando que ele não sente (muita) atração por mulheres adultos isso se justifica. Justamente por causa disso vemos que sua colega de trabalho Vicki acaba se sentindo confortável com ele. Ao contrário dos outros homens do trabalho que ficam a assediando o Walter a trata como uma pessoa qualquer.

Neste ponto vemos como a personalidade de Walter é muito introvertida e como ele evita se abrir muito com as pessoas. Seja isso devido a sua personalidade ou um mecanismo de defesa (para evitar que as pessoas saibam sobre sua história) isto acaba isolando ele do mundo e das pessoas à sua volta. Neste ponto vale ressaltar como ele também parece pouco à vontade para interagir com mulheres em um ambiente social.

O Lenhador (2004) - Walter interage com Vicki no trabalho

A Vicki é quem acaba fazendo a primeira ação para que ambos acabem se conhecendo melhor. Aqui Walter mente para Vicki porque ele está morando perto de uma escola (por razões óbvias). Fiquei imaginando que ele morar perto da escola não é uma analogia para sua vida pós-cadeia. No sentido de que apesar de estar solto por ter abusado sexualmente de crianças ele se coloca, mesmo que não intencionalmente, em um lugar onde ele pode observar elas novamente. Ou seja, sua mente ainda está, neste momento, direcionada, seja conscientemente ou inconscientemente, para buscar uma interação de cunho sexual com estas crianças. Ao morar perto de uma escola o filme está nos dizendo que mentalmente Walter ainda está gravitando para fazer algo com uma menina.

Walter e Vicki tem uma relação sexual a qual Vicki classifica como "muito intensa". Parece óbvio considerando que Walter esteve preso por 12 anos e não teve nenhuma experiência similar neste tempo todo. Me pareceu no entanto que ele não se sentiu inteiramente confortável com esta experiência. Ele não parece ser um pedófilo exclusivo (somente se sente atraído por crianças) mas a sua atração sexual por adultos me parece ser secundária e muito reduzida.

Da mesma maneira me parece que antes, nas suas interações com Vicki, ele se mostra muito 'despreparado' para flertar com ela. No sentido de que ele não parece ter muita noção de flertar com adultos (já que flertar com crianças da idade que o atraem não é exatamente algo possível).

Candy - o outro abusador que Walter vê de sua janela


Existe um outro homem, em um carro branco, que Walter observa de sua janela. Ele o apelida de Candy (Doce) porque este homem sempre tem um pacote de doces que ele oferece para meninos indo para a escola. Nota-se que isto é um grooming (conceito onde um abusador tenta conquistar a confiança da criança para posteriormente abusar dela) feito por ele para que os meninos entrem no seu carro.

Anteriormente vemos este homem, através da janela do Walter, tentar fazer com que um dos meninos entre em seu carro. Walter até considera chamar a polícia mas ressalta como isso é irônico considerando seu histórico e sua situação atual (como solto em condicional).

O Lenhador (2004) - Candy tentando conversar com meninos na rua
Ao ver Candy interagir com dois meninos Walter comenta, e anota em seu caderno, que "se o menino entra no carro é porque o menino QUER entrar no carro". Ao dizer isto quer deixar claro que se a criança quer fazer isso então é responsabilidade dela. Não cabe a ele, ou a Candy, como adultos serem responsáveis e cuidar destas crianças para que elas não sejam abusadas por eles.

Isto me parece mais importante ainda porque é algo que vemos muito entre os argumentos de pedófilos pró-contato. De que as crianças tem direitos sexuais e tem a capacidade de consentir para atos sexuais. De que se a criança não quer realizar tal ato ela tem a capacidade de dizer não e de que isto será respeitado. Também de que aqueles que negam estes direitos às crianças são fascistas sexuais. Uma distorção cognitiva enorme e demonstrada por Walter com esta simples frase.

Irei falar mais de Candy posteriormente já que ele aparece mais além no filme.

Contando sobre seu passado

O relacionamento de Walter com Vicki evolui e eles começam a sair juntos como namorados. Eles novamente transam e após adormecer Walter sonha de estar em um bosque andando e também vemos os pés de outra pessoa, que pelo tamanho e pelo tênis, indicam ser uma criança. Este sonho é importante porque antecipa a melhor cena do filme, que iremos discutir posteriormente porque ela se encontra perto do fim do mesmo.

Após acordar assustado com este sonho Vicki começa a pressionar ele para que conte sobre seu passado e o que ele fez. Aqui temos então um pouco mais de detalhes sobre o que Walter fez.

O Lenhador (2004) - Walter conta sobre seu passado

Basicamente ele abusou de várias meninas, o número exato não é revelado, entre as idades de 10 e 12 anos. Ele comenta que uma vez uma menina de 9 anos mentiu que tinha 11 e uma de 14 mentiu que tinha 12. Neste momento ele revela que sempre perguntava qual a idade das meninas. Acho isto relevante porque demonstra qual são as idades pelas quais ele sente atração e demonstra como ele tinha um modus operandi para 'filtrar' essas meninas (já que não existe, às vezes, uma distinção física entre meninas de idades similares).

Mais importante que isso é a sua afirmação de que ele nunca machucou estas meninas (sendo que a Vicki até questiona se ele somente passou a mão nas meninas ao invés de algo mais violento como estupro consumado). Esta noção, de que ele nunca machucou as meninas, é muito importante. Existem muitas pessoas, sejam pedófilas ou não, que justificam seus atos ao dizer que nunca fizeram nenhum mal às suas vítimas. De que elas, as vitimas, queriam participar do ato e caso não quisessem poderiam dizer não. Esta frase demonstra claramente a visão que Walter tem de si mesmo, de que ele não é um abusador de crianças mas somente alguém que é atraído por elas e que isto é, de alguma maneira distorcida em sua mente, correspondido por estas meninas.

Após esta revelação chocante ele expulsa a Vicki do seu apartamento. Ela, é claro, está em choque mas de certa maneira me parece estar tentando processar toda essa revelação. Ela não demonstra naquele momento estar tendo uma reação imediatamente ruim, e nem boa, mas sim que está tentando lidar com tudo isso. Walter no entanto se torna muito agressivo em relação à ela e age como alguém que foi rechaçado. Isto mostra, para mim, como em sua mente ele assume que todos irão rejeitá-lo pelo o que ele fez e que nunca ninguém irá aceitá-lo. Desta maneira ele prefere se afastar das pessoas antes que ele possa ser rejeitado, de maneira a diminuir a sua própria dor.

O Lenhador (2004) - Vicki chocada após descobrir o que Walter fez

Terapia 

Temos ao longo do filme uma série de consultas de Walter ao seu terapeuta. Conforme mencionado anteriormente isto é normalmente uma condição para a sua condicional. Aqui no entanto vemos pela primeira vez em Walter uma certa 'vontade' de participar da terapia. Entretanto com um foco, e uma expectativa, muito distorcida.

Após o episódio com a Vicki ele pergunta ao seu terapeuta se ele irá ser normal e quando ele será normal. Como se magicamente a terapia fosse resolver todas os seus problemas sem nenhum esforço por parte dele. Este desejo, no entanto, demonstra como Walter está em conflito consigo mesmo. O terapeuta inclusive lhe pergunta o que ele considera normal sendo que Walter responde agressivamente que ele é o terapeuta, logo é ele que tem que definir o que é normal.

Importante perceber como ele cria essa expectativa enorme sobre a possibilidade de que isso ocorra. Creditando ao terapeuta e ao processa terapêutico a responsabilidade por transformá-lo.

O Lenhador (2004) - Walter na terapia

Walter também menciona para o terapeuta que não se deveria se apegar muito as crianças. Me parece ser um comentário ao fato de que como crianças crescem e deixam de ser atraentes para ele de que ele não deveria criar laços afetivos com estas meninas. Assim como me parece que ele presume que todas as pessoas se sentem atraídos, em algum nível, por crianças. Ele também afirma que o seu cunhado é 'louco por sua filha' e que se ele não tomar cuidado ele irá sofre com isso.

Um ponto interessante sobre a terapia é que ele afirma que conversar com o terapeuta é como andar num carrossel. Então o terapeuta comenta como isto é uma 'imagem maravilhosamente' porque por andar em círculos, ou seja falar de novo e de novo sobre os mesmos assuntos, você percebe coisas que não viu na primeira vez. Indicando que o processo terapêutico é válido justamente por nos fazer revisitar nossos pensamentos, sentimentos e as situações que eles ocorreram para que possamos analisá-los novamente e descobrir novas coisas sobre nós mesmos. 


Polícia e a inserção de Walter de volta na sociedade


Vemos então a primeira visita policial feita a Walter. Como ele está em condicional ele tem que se submeter a ser visitado, a qualquer hora, por um policial que irá averiguar se ele não está quebrando os termos da condicional. Este policial é o Sargento Lucas que se apresenta por já 'invadir' o apartamento de Walter para inspecioná-lo.

Usei o termo invadir entre aspas porque Walter sabe que é obrigado a permitir isto. Apesar de que o Sargento Lucas poderia ser um pouco mais educado em realizar tal tarefa, algo a que ele alude de forma irônica por dizer 'Sempre gosto de perguntar [pedir licença antes de entrar]. Força do hábito'. Afirmando que ele irá entrar na casa, com a permissão de Walter ou não e que simplesmente pede licença porque é o hábito da educação.

O Lenhador (2004) - Sargento Lucas 'invadindo' o apartamento de Walter

O policial faz uma revista geral na casa de Walter após perguntar, novamente por mero hábito de educação,  se ele poderia fazer tal procedimento. Walter responde que se incomoda com a busca ao qual o policial prontamente pergunta se ele tem algo a esconder. Isto demonstra uma postura de suspeita da polícia mesmo sem ter nenhuma evidência para sugerir tal comportamento.

 O Sargento então afirma que ele pode conseguir um mandato de busca para realizar o procedimento, o qual Walter responde "Se você pudesse conseguir um já teria trazido". Então mesmo estando em condicional Walter tem alguns direitos básicos garantidos mas que são desconsiderados pelo Sargento em suas buscas.

O Sargento questiona Walter se ele sabe algo sobre uma menina de 10 anos que foi atacada perto da casa de Walter a cerca de duas noites. Como um ofensor sexual registrado o seu nome claramente é considerado na lista de suspeitos já que ele mora perto de onde o ataque aconteceu. Neste ponto vemos como o policial novamente age de maneira ofensiva em relação ao Walter mesmo sem ter nada além de suspeitas.

Inclusive chega a desrespeitosamente cuspir na pia da cozinha de Walter e o ameaça de morte dizendo que ninguém sentirá falta de 'um merdinha como você'. Isto mostra a atitude da polícia, e da sociedade, de uma maneira geral contra ex-ofensores. Não existe a possibilidade de acreditar que estas pessoas podem se recuperar. Elas sempre serão alguém que não merecem respeito e empatia e que devem ser hostilizados.

Lugares públicos

Vemos Walter indo para o shopping. Algo normal de uma maneira geral. Ao subir a escada rolante ele repara numa menina subindo a sua frente. Ao chegar no topo da escada e começar a andar a menina se vira e olha para Walter por um segundo. Neste ponto Walter racionaliza, em sua mente, que a menina está interessada nele (outra distorção cognitiva) e então a segue a partir do outro corredor/lado do segundo andar.

O Lenhador (2004) - A menina, de azul com o capuz, que Walter observa no shopping

Vemos a menina experimentando um colar e Walter chegando perto dela, enquanto disfarça ao olhar para alguns produtos em uma vitrine. Nisto uma atendente desta loja pergunta se ela pode lhe ajudar e ele olha para o lado percebendo, a uma certa distância, um segurança do shopping. Ele também repara na menina se afastando dele na distância. Ele nunca chegou efetivamente perto da menina mas em sua mente ele fantasiou fazer isto. Mostra como, em sua mente, Walter ainda está preso na ideia de fazer algo com alguma menina.

Me pareceu também neste ponto que o segurança do shopping serve como uma analogia para o seu próprio medo e senso de moral. Assim como o segurança do shopping fica vigiando as pessoas transitando, o código de moral de Walter, que neste ponto ainda não é bem desenvolvido em relação a essas interações com meninas, está a uma certa distância 'observando' ele. Esse código de moral ainda não está muito bem desenvolvido mas pelo menos existe em algum nível em sua mente, mesmo que a razão para não fazer algo com uma criança seja o medo de ser pego.

Terapia 2 - O que é normal


Walter menciona para o seu terapeuta que a sua idéia de normal é poder interagir com meninas sem ter sentimentos sexuais por elas. Ele quer parar de se sentir atraído por crianças e quer começar a se sentir por adultos. Ou seja, mudar sua atração sexual, algo que, conforme estudos científicos indicam, não é possível. Entretanto neste ponto vemos que Walter começa a querer mudar.

A sua ideia de mudança não é factível mas é possível ver como ele começa a desejar não querer fazer algo com as meninas pelas quais ele se sente atraído.Conforme já foi mencionado não é possível mudar sua atração sexual, mas é possível aprender a viver com ela e gerenciá-la de uma maneira melhor. Isto sim deveria ser o foco da terapia de Walter, em conjunto com lidar com suas emoções e seu presente após a prisão.

Vivendo a sua vida


Walter é aceito por Vicky. Ela eventualmente também conta a ele que foi vítima de abuso sexual por parte dos seus três irmãos. Entretanto ela não sente raiva ou rancor por eles e de alguma maneira consegue sentir empatia por Walter e por sua situação. Interessante notar que neste ponto ela parece ver algo de bom dentro dele que ele mesmo não consegue enxergar.

O Lenhador (2004) - Walter é aceito por Vicki
Walter também comenta como ela deve odiar os irmãos dela (uma projeção que ele faz da sua irmã em Vicki) e que o que aconteceu com ela foi abuso sexual. Ela diz que no entanto não odeia os irmãos, algo não comum mas que já vi acontecer em vítimas de abuso, e que se ele sugerir para os seus irmãos que eles abusaram delas eles irão bater nele. Quaisquer que sejam as razões para ela não odiar seus irmãos e aceitar Walter o fato é que ele encontra nela uma parceira que está disposta a suportar ele. Isto, o suporte das pessoas, é fundamental na reinserção de ofensores sexuais na sociedade. 

Em um outro encontro com seu cunhado ele fica sabendo que a sua irmã decidiu conversar com ele em algumas semanas quando a sua filha (sobrinha do Walter) vai estar fora de casa. Isto é interessante já que até o momento somente sabíamos, via o cunhado, que a irmã não deseja ver ele.

Acho isto interessante porque o cunhado é a única pessoa da família de Walter que tenta manter contato e suportá-lo. Acho que neste ponto Walter não consegue perceber que esse suporte possivelmente é o máximo que ele vai conseguir e ao invés de ficar feliz com isso ele demonstra estar bravo, e ressentido, que sua irmã não conversa com ele. Tudo isto, para mim, deriva da percepção de Walter de que ele não fez nada de errado para ser preso, logo as pessoas não deveriam ter sentimentos de raiva e traição em relação à ele.

Terapia 3 - A irmã de Walter


O terapeuta começa a perguntar sobre o passado de Walter e sobre a sua irmã. Inicialmente relutante Walter começa a contar mais sobre ela e suas interações com ela. Eventualmente percebemos que Walter sentia uma atração por sua irmã desde que eles eram pequenos (ele tinha 6 e ela 4 anos de idade). Eventualmente isto evoluiu para algo a mais, quando eles tinham 10-11 e 8-9 anos.

Importante ressaltar entretanto que segundo Walter a única coisa que ele fazia era cheirar o cabelo dela quando ambos eram pequenos. Isto é a mesma coisa que posteriormente Walter faz com Vicky onde ela senta em seu colo e ele pede para que ela fique parada. Ele então procede por cheirar seu cabelo. Ao que parece os abusos que Walter cometeu e que o levaram à cadeia são da mesma natureza.

O Lenhador (2004) - Walter na terapia conversando sobre sua irmã

Isto leva a crer que, de uma certa maneira, todos os abusos que Walter cometeu, e até certo ponto um dos seus fetiches, é derivado desta experiência 'sexual' que ele teve aos 6 anos com sua irmã de 4 anos. Apesar de isto ter evoluído em algum termos me parece que Walter constantemente revive essa experiência com a sua irmã através de outras meninas e até com mulheres adultas.

Quando o terapeuta sugere que estas experiências que Walter teve com sua irmã eram abusivas ele fica extremamente raivoso. Seu olhar sugere que ele não concorda em absoluto com isto e ela agressivamente reitera que o que ele fez não é abusivo. Acho que temos duas coisas aqui: a primeira é a noção de que o que ele fez não machuca as meninas que ele abusa. A segunda é que de uma certa maneira ele entende que o que ele fez com a sua irmã foi um abuso mas ele não está pronto para admitir isto a si mesmo, muito menos para o terapeuta.

A menina e o Ônibus


Ao pegar o ônibus Walter repara em uma menina sentada em um dos bancos. Esta mesma menina já apareceu em uma cena anterior e Walter já havia reparado nela. Em um determinado momento ela senta em um banco na frente do ônibus e de costas para Walter.

O Lenhador (2004) - A menina sentada no ônibus


Ao ver ela Walter demonstra um certo desconforto. Me parece que justamente por ela estar sentada de costas com ele, e ter os cabelos soltos, isto acaba por 'atiçar' a sua atração sexual por ela. Vemos em seguida ele puxando a cordinha do ônibus para sinalizar que quer descer. Neste momento acreditei que Walter, em razão do seu desconforto, preferiu sair do ônibus para evitar que algo acontecesse. Ledo engano.

O Lenhador (2004) - Walter sinaliza para parar o ônibus mas não desce

Na próxima cena vemos o ônibus parando, no ponto ao lado da escola e da casa de Walter, mas a porta se abre e ninguém desce. O motorista então fecha a porta e continua o trajeto do ônibus. Vemos então em outra cena o ônibus parando em uma rua residencial e a menina descendo e atravessando a rua.

O Lenhador (2004) - A menina se dirige, sozinha, para o parque
 
A câmera então foca no ônibus saindo novamente e na calçada está Walter observando a menina. Ele calmamente olha para ambos os lados da rua e atravessa ela indo atrás da menina que entrou num parque.

O Lenhador (2004) - Walter desce no mesmo ponto que a menina


Quando vemos a menina novamente ela está usando um binóculos para observar os passarinhos na árvore. Ele começa a conversar com a menina, usando um ninho que ele viu como pretexto, e tenta se tornar 'amigo' dela. Uma tática que vários abusadores infantis usam que é chamada de grooming e que poderia ser traduzida como aliciamento. Basicamente consiste em conquistar a confiança da criança e usar isto como uma brecha para cometer o abuso.

No caso aqui ele utiliza o óbvio interesse da menina por pássaros para começar e manter uma conversa com ela. Até o ponto que ela pergunta se ele é um observador de passarinhos também (assim como ela) e ele diz que não mas que é um observador de pessoas. Neste momento a menina percebe que talvez seja melhor não conversar com ele e diz que seu pai gosta que ela volte para casa antes de escurecer para então se despedir e ir embora.

O Lenhador (2004) - Walter interagindo com a menina no parque

Este encontro é a base para a melhor cena do filme, e a mais triste, que irá ocorrer neste mesmo parque mais a frente no filme.

Candy 2 - A luta de boxe contra o querubim 


Após voltar para casa Walter vê, pela sua janela, Candy novamente tentar convencer um menino a entrar em seu carro. Isto também é grooming por parte de Candy onde ele utiliza doces para ganhar a confiança dos meninos. Esta tentativa no entanto é retrata como uma luta de boxe. Existe um narrador, fictício, que narra os movimentos de Candy e do menino como se fossem dois boxeadores em um ringue.

O primeiro round da luta, onde Candy convence o menino aceitar o pacote de doces, vai para Candy. O menino então aceita mas vai embora, ganhando o segundo round. Candy vai atrás do menino e tenta novamente convencer ele a entrar no carro. O garotinho olha ao seu redor em busca dos seus amigos mas não encontra ninguém. Em seguida vemos o menino ir em direção ao carro e entrar nele. Candy ganha a 'luta'.
 
O Lenhador (2004) - O querubim entra no carro de Candy

Esta é uma das cenas que mais me incomodou no filme. Mostrar essa situação de um abusador tentando arrumar uma vítima como se fosse um jogo. Até entendo a analogia utilizada e acho que ela cabe aqui, mas me parece fazer tão pouco de algo tão ruim e pesado. Expliquei isto para a psicóloga mas ela não teve a mesma percepção da cena do que eu.

Sargento Lucas e o Lenhador

Enquanto escreve no seu caderno sobre o Candy alguém bate em sua porta. Ao atender Walter vê que é o Sargento Lucas. Ao entrar o Sargento senta em uma poltrona e comenta sobre a planta que Walter tem (presente da Vicki) e como ela não gosta de muito sol. Interessante notar que é uma tentativa de diálogo mais normal em comparação com as conversas que ambos tiveram anteriormente. Walter no entanto não gosta do tom casual do Sargento que logo em seguida muda de tom para o mesmo utilizado nas conversas anteriores.
O Lenhador (2004) - Walter e o Sargento Lucas

O Sargento pergunta o porquê do Walter não ter descido no ponto de ônibus de sempre.Walter comenta que dormiu no ônibus e desceu no ponto errado e teve que voltar a pé para a casa. O Sargento então comenta sobre um caso que ele trabalhou anteriormente. Sobre um homem que estava no corredor da morte por ter entrado em uma casa e sequestrado uma menina de 7 anos, chamada Adele. Dez dias depois o corpo dela foi achado.

O Sargento então pergunta para Walter se ele acredita em contos de fadas, o qual ele diz que não e o sargento também afirma que não acredita neles. Ele pergunta qual é o nome do conto que tem um lenhador, com um machado, que abre a barriga do lobo e resgata a garotinha viva. Walter então diz que é Chapeuzinho Vermelho. O Sargento Lucas então diz que o lenhador abre a barriga do lobo e que a menina sai sem nenhum arranhão.

Ele então pergunta para Walter se ele já viu uma menina de 7 anos com marcas de violência sexual extrema. Que seu corpo era tão pequeno e quebrado. Que veteranos da polícia com 20 anos de experiência não aguentaram e choraram, assim como ele o fez.

O Sargento então diz que não existe nenhum lenhador neste mundo e que ele não entende porque 'monstros' como Walter ficam livres na rua porque isto significa que eles, a policia, simplesmente terão trabalho para pegá-los de novo.

O Lenhador (2004) - Sargento Lucas ao mencionar que não existe lenhadores no mundo

A analogia do lenhador aqui é interessante, inclusive ela que dá o título do filme. A idéia que o Sargento Lucas quis dizer é que não existe ninguém, nem a polícia, que consegue salvar as crianças de abuso sexual antes que isto aconteça. Demonstra como ele já está cínico em relação ao próprio trabalho. Entretanto existe nessa história um personagem que tem o potencial de ser um lenhador. O Lenhador, tal qual o título diz. Esta pessoa é o próprio Walter. Se ele, e todas as pessoas que abusam ou abusaram de crianças -- sejam estas pessoas pedófilas ou não--, conseguir evitar de fazer algo com uma criança então temos esta criança saindo ilesa, e sem um arranhão, da 'barriga do lobo' ou das 'garras do lobo'.

A ideia aqui é de que se as pessoas que cometem abusos conseguirem evitar isto, nem que seja uma única vez, então temos crianças que não serão abusadas e não serão traumatizadas. Basicamente, estamos falando de prevenção primária conforme já dito no post Crianças são pessoas! Mantenha-as (e as ensinem a ficarem) seguras!.

Após o Sargento ir embora Walter tem um colapso nervoso por ter sido comparado com o homem da história do Sargento. Ele repetidamente diz 'Eu não sou..[um monstro]'. Esta cena é importante porque mostra que Walter está sendo posto sob uma pressão psicológica e emocional muito grande. Isto se intensifica com a próxima cena.


O Lenhador (2004) - Walter tem um colapso nervoso

Aqui vemos que Walter mais uma vez ouve o barulho da bola e vê uma menina entrando em seu quarto com a bola vermelha aos seus pés. Interessante notar o simbolismo de uma criança, a pessoa por quem Walter sente atrações sexuais, entrando em seu quarto, o lugar onde relações sexuais normalmente ocorrem. Novamente, isto é um indicativo que o seu subconsciente está pensando em crianças.

O Lenhador (2004) - Menina entra no quarto de Walter, a bola vermelha se encontra no chão

No trabalho


Vemos Walter abrindo o seu armário no trabalho e caindo uma folha impressa dele. Nela está contido as informações sobre Walter, e sua ofensa, e que ele está em condicional no momento. Os outros empregados se reúnem em um círculo em volta dele e começam a hostilizá-lo. Vicki tenta defendê-lo e fazer com que ele saia dai mas um dos trabalhadores tenta agredir Walter.

Quando o gerente da empresa, a pessoa que contratou Walter no começo do filme, chega ele pergunta o que está acontecendo e lhe é dado uma das folhas. Ele então diz que qualquer pessoa que se sentir incomodado com isto (a ficha de Walter) vai receber seu pagamento da semana e pode ir embora. Ninguém mais se manifesta e todos voltam ao trabalho. Walter neste momento olha fixamente para uma serra circular em sua bancada e contempla o suicídio.

O Lenhador (2004) - Serra circular e o suicídio
 
Novamente, isto é importante em conjunto com o lhe foi dito pelo Sargento Lucas porque coloca mais pressão ainda em Walter além de hostilizá-lo e estigmatizá-lo.

Por que isto é importante? Porque em torno de 75% ou mais dos abusadores sexuais infantis não são pedófilos e sim ofensores situacionais. Pessoas que estão sob uma grande carga emocional aliada a problemas com drogas ou álcool e que abusam de crianças devido ao seu estado mental deteriorado. Logo, eles não abusam das crianças por se sentirem atraídos por elas mas porque elas são mais facilmente subjugadas ou porque elas moram na mesma casa que eles.

Ao colocar esta carga emocional e psicológica em Walter ele acaba se tornando mais parecido com esses tipos de ofensores e devido a sua atração sexual, e aparente péssimo controle de impulso, acaba se tornando mais propenso a abusar de uma criança novamente. Ao rechaçar tais pessoas que cometeram estes abusos, sejam pedófilos ou não, a sociedade acaba por torná-los mais propensos de cometer o mesmo crime novamente e machucar uma outra criança.

Walter então deixa o seu trabalho e pega o ônibus. Vemos agora a melhor cena do filme.

Robin e Walter no parque


Walter se dirige para o parque onde ele seguiu a menina anteriormente e senta em um banco. Logo em seguida a menina se aproxima e pergunta se ele viu alguma coisa interessante antes de se sentar ao lado dele. Ela pega em sua mochila um caderno e lápis e começa a fazer anotações sobre pássaros. Ela demonstra muito orgulho de já ter identificado dezenas de tipos de pássaro naquele ano.

Vemos que a menina parece ser muito solitária, que se refugia em seu hobby de observar passarinhos. Walter pergunta onde estão os amigos dela e se ela tem amigos. Ela responde que sim mas um tanto reservadamente. Ele então diz que uma menina bonita como ela deve ter muitos amigos ao qual ela balança a cabeça e sorri tristemente dizendo que ela não é bonita. Ela claramente tem problemas de auto estima e isto aliado a seu isolamento de amigos acaba a tornando mais vulnerável ao grooming.

Ele pergunta o nome dela e após um jogo de adivinhação ela diz que se chama Robin (como o passarinho, em Português é o Sábia). Ele pergunta quantos anos ela tem (o hábito de perguntar a idade das suas vítimas explicado anteriormente) e ela diz que tem 12 anos. Ele não acredita e ela diz que terá 12 em 3 meses dizendo que 11 anos é a idade mais estúpida do mundo. Aqui vemos como ela é inocente em acreditar que ao se tornar mais velha sua vida mudará.

O Lenhador (2004) - Robin dizendo que 11 anos é a idade mais estúpida do mundo
Robin pergunta se ele tem muitos amigos ao qual ele explica que não já que a muitos anos atrás ele foi 'mandado para longe' e quando voltou todos os seus amigos o deixaram. Ela comenta como parece que ele foi banido. Este comentário é interessante e é a maneira do filme de dizer que o estigma e ostracismo que a sociedade impõe faz com que as pessoas com passado criminal cometam novos crimes.
Robin então explica que os pássaros são os seus amigos. Que eles sabem que ela os observa mas que desde que eles saibam que ela não vai machucá-los eles não se importam de serem observados. Parece que aqui os passarinhos servem de analogia para as crianças. Ou seja, Walter até pode achar uma menina atraente mas de longe, sem interagir com ela.

Walter pergunta à Robin se ela quer sentar em seu colo, ao qual ela responde que não. Ele claramente demonstra estar infeliz com essa resposta mas diz que está tudo bem. Percebendo isto ela pergunta se ele quer que ela sente no colo dele, ao qual ele responde que sim. Por que ela pergunta isso? Ela é uma criança muito solitária e devido a isto ela não quer 'perder' o único 'amigo' que ela parece ter feito, mesmo que ele tenha pedido algo estranho.

O Lenhador (2004) - Walter decepcionado com a recusa de Robin de sentar em seu colo

Walter menciona que ele conhece um lugar tranquilo sem ninguém a não ser alguns passarinhos que ficam cantando, ao qual ela imagina serem pintassilgos. Ele pergunta se ela quer ver esse lugar e ela claramente demonstra, pela seu rosto, que está extremamente insegura e confusa sobre tudo isso. Ela aparentemente sente que isto não é algo bom mas está em dúvida sobre o que fazer, se ela vai ou não.

Ela então diz que o pai dela deixa ela sentar no seu colo enquanto olha tristemente para Walter. Walter não percebe isto no primeiro momento e pergunta se ela gosta de sentar no colo dele. Ela olha para o seu colo por um instante e novamente olha para ele com tristeza nos olho e diz não.A cara de Walter quando ele percebe finalmente que aquilo que ele sugeriu, e o que acontece com ela, não é algo bom e que é algo que faz mal,  e traumatiza, essas meninas é a ponto mais interessante do filme.

O Lenhador (2004) - Robin ao dizer que não gosta de sentar no colo do pai

Aqui vemos finalmente a sua distorção cognitiva, a de que ele nunca machucou nenhuma das meninas que ele abusou, finalmente caindo por terra. Ele continua a fazer uma série de perguntas a Robin para entender melhor o que seu pai faz com ela e a reação em lágrimas da menina, que não diz uma palavra, é de cortar o coração.

O Lenhador (2004) - Robin triste ao ser perguntada se seu pai fala coisas estranhas ou mexe as pernas quando ela senta em seu colo
 
Ela pergunta novamente se ele quer que ela sente no seu colo e se ele quiser ela irá sentar. Vemos também como Robin, uma menina solitária que tem pássaros como amigos, se torna uma vítima muito mais fácil de abuso. Ela tem baixa auto estima e quando faz um amigo em Walter aceita fazer algo que ela não gosta para manter essa amizade. Isto é um retrato de como muitos abusos acontecem, onde os abusadores conseguem ganhar a confiança e carinho das crianças para então abusar delas com menos risco de serem denunciados.

O Lenhador (2004) - Robin perguntando ao Walter se ele ainda quer que ela sente em seu colo
 
Ele diz que não, que não quer que ela sente em seu colo finalmente entendendo que ele tem o poder de se controlar e não fazer nada e manda que ela vá embora. Ela levante, lhe dá um abraço, e vai embora enquanto Walter pensa sobre sua vida e o que ele fez.

O Lenhador (2004) - Robin dá um abraço em Walter antes de ir

Também podemos notar como Robin tem alguma noção de que algo ruim poderia acontecer, no caso ela sentar no colo do Walter. Neste ponto ela infelizmente, em algum nível, aceita que algo ruim lhe aconteça pela possível 'recompensa' de fazer um amigo de verdade. O que somente torna esta cena ainda mais triste já que vemos não somente um potencial abuso sexual mas também um potencial abuso emocional.

Ambos os abusos são felizmente impedidos pelo Walter. Neste momento ele se torna O Lenhador, aquele que consegue salvar a criança de dentro do lobo (ele mesmo) antes que a criança se machuque.

A luta com Candy

Ao voltar do parque para casa Walter se depara com Candy estacionando o seu carro. Ele abre a porta do passageiro e um menino, o querubim da cena da 'luta de boxe' de antes, sai do carro correndo. Walter, em virtude do entendimento e reflexão que teve no parque, olha incrédulo para esta cena.

O Lenhador (2004) - Walter olha para Candy após ele deixar o menino sair de seu carro
Neste momento ele decide partir para cima de Candy e começa a espancá-lo. É possível perceber que Walter está liberando muita raiva que ele havia guardado dentro de si. Raiva provavelmente que ele direcionava à sociedade por lhe tratar mal, ao policial que não lhe tratava como pessoa mas principalmente  raiva que ele direcionava para si mesmo.


O Lenhador (2004) - Walter espancando Candy no meio da calçada

Nesta cena, onde vemos Walter repetidamente batendo no rosto do Candy, existe um breve momento onde Walter na verdade está batendo em si mesmo. Ao invés de vermos Candy apanhando vemos Walter levando um soco e levantando a sua mão para se proteger.

A mensagem aqui me parece clara: Walter, ao espancar Candy, na verdade está batendo o seu 'eu antigo', antes do parque. Aquele homem que acreditava não estar fazendo mal nenhum às crianças que abusava. Este breve instante onde vemos Walter batendo em 'Walter' simboliza justamente isto. A mudança que houve internamente e o momento onde ele finalmente se despede de quem ele era para começar a mudar.


O Lenhador (2004) - Walter apanhando na esquerda, imagem que aparece brevemente entre cenas do Candy, à direita, apanhando

Ao final do espancamento Walter está chorando e se mostra claramente exausto. Ele está exausto de ter expurgado de dentro de si a pessoa que ele era antigamente. Na cena seguinte vemos ele andando, com uma certa confiança, pela calçada indo para casa. Um simbolismo aqui me chamou a atenção. Ao cruzar uma rua ele a faz perfeitamente no centro da faixa de pedestres, faixa à qual se encontra em diagonal.

O Lenhador (2004) - Walter atravessando a faixa de pedestres

Eu entendo esta parte como se fosse uma afirmação do filme que a orientação sexual de Walter não é algo padrão, como o heterossexualismo ou o homossexualismo. Logo, ela é representada pela faixa de pedestres em diagonal, ou seja, um pouco fora do padrão. Ainda sim é possível andar perfeitamente dentro dessa faixa de pedestres sem quebrar a lei, que seria atravessar a rua fora da faixa. Com isto o filme quer dizer que uma pessoa que sente atração sexual por crianças ainda sim pode fazer o certo e não abusar de uma criança. O caminho é diferente do normal mas ainda sim passível de ser seguido. 

A mudança


No dia seguinte o Sargento Lucas aparece para falar com Walter. Temos uma primeira mudança aqui onde ao ouvir o som de alguém batendo na porta Walter fala para a pessoa entrar, sem perguntar quem ela era. Mostra uma mudança em sua atitude de esconder algo por ser algo bem aberto e tranquilo com os outros.

O Sargento pergunta se Walter ouviu a luta que aconteceu na noite anterior em frente ao seu apartamento. Walter nega e o Sargento comenta que uma testemunha, o menino que Candy abusou, descreveu a pessoa que bateu em Candy como sendo igualzinha ao Walter. O Sargento muda um pouco sua maneira de lidar com Walter. Se antes ele era mais agressivo agora se mostra um pouco mais solícito. Ele inclusive comenta que o Candy possui um mandado de prisão por ter abusado de um menino. O Sargento sabe, com certeza, que foi o Walter que espancou o sujeito mas prefere ignorar isto já que internamente acredita que o espancamento foi justo.

Walter então finalmente se muda do seu apartamento para ir morar com a namorada. Conforme eu havia comentado antes me parece que o fato de ele morar perto de uma escola é uma analogia para demonstrar como mentalmente ele ainda estava em busca de abusar de meninas. Por isto morar perto de uma escola, onde existem obviamente várias crianças tal qual no seu subconsciente. Agora que ele faz a decisão de se mudar dali, após o episódio com a Robin e também o com o Candy, ele demonstra que ele finalmente superou sua mentalidade antiga e que esta em busca de mudanças.

O Lenhador (2004) - Vicki ajuda Walter a se mudar.

O encontro com a irmã

A última cena do filme mostra Walter finalmente se encontrando com a sua irmã, à beira de um riacho. Eles são mostrados conversando à distância e não sabemos o que se passa entre eles. Tanto Vicki quanto o cunhado de Walter observam de uma certa distância, sem se intervir na conversa.

O Lenhador (2004) - Walter conversa com sua irmã

Ele tenta colocar a sua mão no seu ombro, num gesto de consolação mas é rejeitado. A irmã vai embora claramente perturbada pelo encontro enquanto Vicki, de dentro de seu carro, e o cunhado olham para Walter com dó. Walter então se agacha a beira do rio e olha para Vicki.

O Lenhador (2004) - Walter olha para Vicki.

O final 


O fim do filme basicamente é um áudio de uma conversa entre Walter e seu terapeuta. Walter menciona que conversou com sua irmã e que foi difícil. Que ela ainda está muito magoada e com raiva de tudo que aconteceu e que ele entende os sentimentos da irmã. O terapeuta então aconselha que estas coisas demoram [tempo] para se resolver. Ele pergunta para Walter sobre como ele se sente em relação à isso [ao tempo que irá demorar para as coisas se acertarem]. Walter responde que se sente OK em relação a isso.

Conclusão


Acho que principalmente o filme é muito claro e direto nos pontos que quer fazer. Ele é baseado em uma peça de teatro então provavelmente grande parte do material teve que ser reduzido e adaptado. Ainda sim é um ótimo filme que aborda um tópico muito difícil.

Principalmente acho que a grande mensagem do filme é a ideia de que mesmo pessoas que venham a cometer um crime tão sério como o abuso sexual infantil podem ser reabilitadas. Isto acontece através da terapia, quando este indivíduo está disposto a participar, mas principalmente pela reinserção do mesmo na sociedade. Mesmo esta pessoa tendo feito algo tão horrível na mente das pessoas o crime já foi pago e esta pessoa merece uma chance de voltar a sociedade.

Fazer com que a inserção desta pessoa na sociedade novamente seja um processo difícil e tumultuoso, muitas vezes até agressivo, não servirá propósito algum. Esta pessoa simplesmente será colocada em ainda mais pressão e stress e aliado com a provável baixa estima e depressão ela se tornará mais propensa para abusar de alguma criança novamente.

No filme o momento em que Walter mais está perto de abusar novamente de uma menina, e também de se matar, justamente vem após o Sargento Lucas pressionar ele e as as pessoas no trabalho descobrirem sobre seu passado. Inclusive logo depois que o Sargento Lucas vai embora e Walter tem um ataque de nervos ele vê uma menininha com uma bola vermelha entrando em seu quarto.

Temos no filme ainda questões sobre como a sociedade reage em face à um ex-criminoso retornando para ela, com seus direitos reestabelecidos, e como isto funciona. Apesar do filme ter 12 anos ainda sim é muito relevante esta discussão já que a nível de sociedade ainda não evoluímos muito, ou melhor dizendo nada, em relação a isto. Vemos por exemplo a existência dos COSA (Circle of Support and Accountability - Circulo de Suporte e Responsabilidade) no Canadá que conseguem realizar a reinserção de um ofensor sexual na sociedade e ajuda a diminuir o risco de recorrência em até 70%.

No geral precisamos começar a prestar mais atenção nestas pessoas que cometem abusos sexuais, sejam elas pedófilos ou não. Porque primeiramente precisamos começar a trabalhar mais fortemente na prevenção primária de abuso sexual de maneira a impedirmos que uma criança seja abusada e uma pessoa seja enviada para a cadeia por isso. Nas ocasiões em que alguém infelizmente abusa de uma criança precisamos prover suporte para a vítima mas também pensar neste ofensor quando ele ou ela sair da prisão em como vamos ajudar para que um novo abuso não aconteça.

Isto em suma é a ideia básica deste ótimo filme com grande atuação de Kevin Bacon e de todos os outros atores e atrizes presentes. Temos que começar a nos importar mais sobre abuso sexual infantil e em como impedi-lo de acontecer. Seja pela primeira vez ou pela segunda vez. Claro, sempre é melhor que uma criança não seja abusada em primeiro lugar. Para isso no entanto precisamos mudar e muito.



















0 comentários :

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário!

--

Please, leave your comment!