sábado, 17 de outubro de 2015

Marasmo

Oi,

Espero que todos estejam bem! Eu estou por aqui ainda, vivo apesar de inativo em questões de posts neste blog. Estas últimas semanas tem sido bem corridas por causa do apartamento que está para ser entregue, logo estou tendo que ir atrás de um monte de coisas para ele. Fazer pesquisa de preço é legal, afinal poupa o nosso suado dinheirinho mas dá uma trabalheira e uma canseira que é complicado!

Neste última semana que passou teve a primeira assembléia geral do prédio e um coquetel da entrega dos apartamentos. A assembléia foi extremamente caótica! Impressionante como sai bate boca para todos os lados, cada um querendo dar os seus dois centavos de opinião e etc. Caso a gente fosse estudar seres humanos em assembléias acredito que teríamos a certeza que de que o ser humano não foi feito para viver em convívio social.

Uma das questões mais importantes que foi discutida foi em relação a ter portaria 24h no prédio ou não. Isto impacta diretamente no valor do condomínio que terá que ser pago mensalmente pelos condôminos. Sinceramente, até sou favorável a ter portaria 24h mas não de início no prédio. Como o valor do condomínio aumenta muito (para a fração ideal do meu apartamento, aumenta mais de R$ 110,00) com esta opção acho mais válido no início a opção que foi escolhida na assembléia. Basicamente, teremos um vigia das 19h até as 07h da manhã quando entra o zelador do prédio. As 9h entra o porteiro para cobrir quando o zelador sair 2h antes. Dessa maneira teremos alguém no prédio praticamente 24h, com possíveis buracos nas trocas de pessoal. A única coisa ruim é que domingo não tem ninguém dai para ficar na portaria.

A vantagem, pelo menos no meu ponto de vista, é que podemos utilizar uma porcentual dessa economia que fizemos para contratar uma vigilância monitorada, colocar cerca elétrica no prédio e adicionar mais câmeras no mesmo. Dessa maneira já teremos um bom nível de segurança. Mesmo tendo um porteiro 24h, ele não poderá fazer nada caso alguém venha assaltar o prédio ou algo do estilo, é somente o fator psicológico de que teremos alguém presente no prédio a todo momento. Acho que essa opção de economizar no início e adicionar itens de segurança passivos primeiramente e depois avaliar se é necessário colocar portaria 24h melhor.

O coquetel foi bem bacana, deu para conhecer alguns dos futuros vizinhos e na sua maioria todos pareciam legais. Claro que um encontro não é suficiente para julgar ninguém obviamente, até porque caso fosse provavelmente a minha presença no meio de todos seria no mínimo polêmica. Acho um tanto irônico ter ido conhecer os meus futuros vizinhos sendo que provavelmente irei passar alguns anos afastado na prisão. Imagino como vai ser quando eu finalmente puder me instalar no meu apartamento daqui a alguns anos. Imagino se algum deles um dia irá descobrir sobre mim e se isso irá me causa problemas. Infelizmente não é algo que eu possa controlar e nem prever agora, então não posso fazer nada além de esperar e imaginar.

Sobre mim em específico, não tem nada demais no front. Eu tive uma consulta com o meu psiquiatra na semana passada e relatei um resumão sobre tudo que aconteceu neste último mês. Conversamos sobre a questão da minha prima e como foi minha reação a isso tudo e mais algumas outras coisas e no geral ele acredita que foi muito positivo a maneira como eu me portei. Pedi para ele aumentar a dose do meu remédio. Tomo Carbonato de Lítio que é um estabilizador de humor utilizado em episódios maníacos de Bipolaridade. No meu caso, a ideia principal é para ele agir como um amenizador de impulsos (por isso que é usado nos episódios maniacos de bipolaridade) de maneira que me permita me controlar caso eu sinta vontade de fazer algo ruim.

Importante ressaltar que o remédio em si não serve de nada caso eu queira fazer mesmo algo ruim, ele serve como um apoio para me segurar em um momento inicial, mas o esforço para não fazer algo tem que ser consciente. Aprender a controlar isto conscientemente é a razão principal para eu estar fazendo terapia com a psicóloga. Logo, preciso de ambas as frentes (o remédio e a terapia) para que eu posso ter a habilidade de controlar os meus impulsos e desejos. Como este remédio me deu uma reação adversa que foi o aparecimento de acnes no rosto tive que ir numa dermatologista para fazer o controle disso. Inicialmente ela me receitou o Clyndoxil Control 5% que ajudou muito no controle da acne. Praticamente não tenho mais inflamações e espinhas na pele. Agora com o aumento da dose voltei lá e ela me receitou a versão 10% mas pediu para eu continuar com a 5% para ver se resolve. Caso resolva, não uso a 10% que é bem forte.

Fora disso, o temido dia 27/10/2015 está quase ai, pouco mais de uma semana até ele. Acho que já relatei diversas vezes aqui como o período anterior a minha primeira audiência tinha sido turbulento para mim. Eu me sentia paralisado pelo medo que sentia de que seria preso na primeira audiência. Sentia uma ansiedade tremenda pelo o que estava por vir e mais uma série de coisas ruins. Essa audiência veio e passou sem que nada acontecesse. Seria ótimo se o mesmo evento que ocasionou o adiamento da primeira audiência acontecesse novamente. Neste caso, haveria um aspecto positivo a meu favor de já ter comparecido em ambas as audiências.

Deixo claro novamente, sim, sei que sou culpado e de que o correto é que eu sirva minha sentença na prisão. Entretanto, para as pessoas que nunca estiveram encarcerados, vocês não tem a mínima idéia do inferno que é ser preso. Ser tratado como algo pior que um bicho. Ser xingado, agredido por agentes. Viver em condições sub-humanas como celas escuras, sem iluminação natural ou artificial, úmidas, com cheiro de mofo. Celas super lotadas, lugares que deveriam abrigar 12 pessoas abrigando mais de 16. A comida é horrível e nojenta, duvido que se gaste mais do que 3 reais para fazer aquelas marmitas que são servidas.


Antes que vocês pensem "Sim! Merecem, afinal fizeram coisas erradas!" eu digo: A algum tempo atrás até concordaria com você. Entretanto, todos podemos vir a errar um dia e se encontrar nessa situação. Mesmo que uma pessoa faça algo errada e vá para a cadeia, esse tempo de pena deveria ser socioeducativo além de punitivo. Com os presos vivendo nas condições que eu vi e vivi na pele não me surpreendo de eles retornarem para a sociedade piores do que quando entraram. Encontrei várias pessoas cujo único objetivo era fugir o mais cedo possível (porque não aguentavam mais as condições da cadeia) e voltar a praticar crimes. Nestes casos, do que serve a pessoa ficar presa?

Claro, a criminalidade irá abaixar por alguns anos. Ótimo! Dai vemos secretários de segurança se candidatando para cargos públicos dizendo que reduziram em X% a criminalidade em seu mandato. Entretanto, estas pessoas que foram presas um dia irão retornar a sociedade, seja por um meio ilegal como a fuga ou um legal como a soltura. Com a condição das cadeias como estão onde, além de tudo que eu relatei, os agentes estão pouco se importando com os presos. A administração também pouco faz para re-educar essas pessoas. Quando elas retornam para o convívio público serão com certeza pessoas mais raivosas com um desejo de vingança para com todos pelo período que passaram lá. Isto me parece ser um ciclo vicioso infinito.

Vejam, não defendo que os presos sejam tratados a banquetes e com celas como quartos de hotéis. Bastaria que os governos (municipais, estaduais e federais) dessem o mínimo de condição digna para estes presos. Isto, aliado com alguns programas que pudessem dar educação básica (muitos não tem nem o fundamental), ensinar profissões e dessem empregos enquanto estivessem presos ajudaria estas pessoas a entenderem que existe um pós cadeia bom para eles. Onde não teriam que recorrer ao crime para se sustentar. Não seria a solução definitiva, já que sempre irão existir pessoas ruins que não querem se corrigir e sim fazer coisas ruins. Entretanto poderia ser uma ponte para as pessoas boas, que cometeram um erro, se arrependeram do que fizeram e procurar tocar as suas vidas de uma maneira melhor.

O problema geral do Brasil, na minha opinião, que afeta as áreas de segurança, saúde, educação, previdência social e etcetera é que nossos políticos não pensam no Brasil no futuro e muito menos nós como população. Os políticos fazem ações que tragam resultados dentro do seu mandato, de maneira que possam se candidatar a mais um. Nada é feito pensando no longo prazo, nas pessoas e no país. Tudo é feito com soluções paliativas para termos efeitos imediatos e termos a ilusão de que o país melhorou. Ledo engano! Somos todos enganados pelos políticos e por nós mesmos.

Para mim, o pouco tempo em que eu fiquei preso (somente 2 meses, mas que pareceram 2 anos) me ajudou em uma série de sentidos. Acho que se eu tivesse sido trazido para prestar depoimento e liberado em seguida poderia ter feito algo ruim para a pessoa que eu machuquei. Talvez tivesse ido tirar satisfações ou feito algo pior. Sentia muita raiva e ódio por essa pessoa por ela ter me denunciado, por ter perdido o emprego por causa disso e pelos meus amigos terem me abandonado. Hoje, acredito que ter sido preso foi, até certo ponto, a melhor coisa que me aconteceu. Pude refletir muito nesse tempo todo (afinal o que eu mais tinha era tempo) e cheguei a conclusão de que essa pessoa é fantástica! Ela é uma pessoa muito forte! Muito corajosa e muito madura! Ela me inspira a ser uma pessoa melhor, a ter essa mesma força e coragem que ela demonstrou.

Eu comecei neste período a entender de que eu fiz uma série de coisas erradas na minha vida e de que essa era a hora de finalmente pedir ajuda. De que eu sozinho não conseguiria me sustentar por muito tempo. Isto foi fundamental para que eu pudesse procurar a ajuda de uma psicóloga e de um psiquiatra. Caso eu não tivesse sido preso acredito que seria impossível que eu fosse atrás desta ajuda.

Sobre o emprego que eu perdi, estou lentamente tentando aceitar que a atitude da minha ex-empresa foi justificada considerando o pensamento deles. Ainda não aceito que eles não tenham em nenhum momento tentando me ajudar ou minha família oferecendo aconselhamento psicológico para eles ou enviando assistentes sociais (ambos profissionais que eles possuem em seu quadro de funcionários) para ajudar. Entretanto o que foi feito está feito e não importa o quanto eu queira isto não vai mudar.

Sobre os amigos que nunca mais me ligaram, nunca mais quiseram saber sobre mim até certo ponto foi algo para melhor. Entendo que existem pessoas que não vão conseguir lidar com o meu problema e que preferem se afastar de mim ao invés de tentar entender. Entendo e respeito isso. Entretanto, gostaria de que isto fosse dito na minha cara ao invés do sumiço repentino de todos mas, novamente, não se pode ter tudo. Além disto, penso que de uma maneira geral foi algo bom o sumiço destes amigos. De uma certa maneira me ajudou a re-avaliar muita coisa no que eu acreditava que fosse amizade e que entendo agora que não era. Amigos de tempo bons não são amigos! Amigos são para todas as horas! Os poucos amigos que me restaram, que me apoiaram através de tudo, estes sim são meus amigos! Prefiro meia dúzia de bons amigos do que vários falsos.



0 comentários :

Postar um comentário

Por favor, deixe seu comentário!

--

Please, leave your comment!